Como a tecnologia vai mudar as nossas vidas nos próximos anos

Hoje vamos apresentar algumas tecnologias, já existentes, outras em desenvolvimento, que nos próximos anos farão parte das nossas vidas, e que as vão mudar... Para melhor, ou pior, dependendo da perspetiva

Hoje vamos apresentar algumas tecnologias, já existentes, outras em desenvolvimento, que nos próximos anos farão parte das nossas vidas, e que as vão mudar... Para melhor, ou pior, dependendo da perspetiva

Hoje em dia, estamos cercados por tecnologia. Tudo o que nos rodeia tem alguma espécie de tecnologia ou então foi construído através da implementação desta. Desde uma simples tábua de madeira, das nossas mesas de jantar, até aos carros eléctricos, smartphones, computadores....

Nos últimos anos, a tecnologia avançou tanto que de pensar que a geração anterior cresceu sem acesso à internet chega a ser estranho! Estamos a falar em 20 anos... Muita coisa mudou!

Tecnologias que irão mudar a forma como vivemos

1. Carros autónomos:


Estima-se que nos próximos anos, 10% dos veículos a circular na estrada sejam autónomos. 

Várias empresas, como a Tesla, possuem já modelos avançados. Contudo, esta estimativa refere-se a 100% de autonomia através da comunicação de todos os veículos através da rede IOT. 

Imagine entrar num táxi, dizer o destino para um computador controlado por voz, e este conduzi-lo até ao destino - sem nenhum ser humano...


2. Roupas inteligentes



A existência de roupas com leitores multimédia embutidos é uma realidade presente nos dias de hoje. Agora imagine roupas autónomas ao ponto de se ajustarem à temperatura ambiente, aquecendo ou arrefecendo, com base nas leituras do seu corpo e temperatura exterior... 

3. Inteligência artificial


Já muito se falou de inteligência artificial aqui nas nossas notícias. A verdade é que esta é uma realidade cada vez mais presente. 

Realizar ações como escolher algo por nós, as nossas músicas, filmes, ajudar-nos em tarefas de gestão, organização, contabilidade, são tarefas simples comparadas com o que vem aí. 

Fazer marcações em restaurantes, reservar hotéis entre outras coisas, já começa a ser mais avançado. Agora imagine ter um robô a gerir os recursos humanos duma empresa... Um sistema que analisa candidatos a novos cargos, ou que ajuda nas decisões importantes da empresa.

Estranho não é? Prepare-se... Está próximo

4. Impressão 3D


Desde objetos a órgãos humanos, já muita coisa é impressa com recurso a estas pequenas (grandes) máquinas. Mas muita coisa ainda está para vir - ou por descobrir

5. Internet


A internet já é uma grande evolução nos dias de hoje. Imaginar o mundo sem internet é tipo aquela sensação que sentimos ao chegar a um multibanco e este não estar a funcionar... Agora imagine nenhum funcionar!

A internet veio ajudar-nos - e não só - desde relacionamentos distantes, com família, amigos, entre outros, até ao simples ato de pagar com o cartão multibanco. Tudo é graças à internet. 

Muita coisa ainda está para vir, mas estamos certos que concorda que a internet evolui muito e que nos ajuda em muita coisa nos dias de hoje.

Antigamente uma velocidade de 4mb/s era para aqueles que moravam perto duma central ADSL. Hoje, temos mais de 100mb por 4g através das antenas de meio centímetro presentes nos nossos telemóveis..


E você? É apologista destas mudanças? Qual a tecnologia que mais beneficiou a sua vida e qual a que o assusta mais? Deixe nos comentários!

Curiosidades

Características

  • Autonomia
    Carros que conduzem sozinhos, robôs a tomarem decisões empresariais
  • Conectividade
    Tudo estará interligado e "falará" entre si

Tags


Partilhar


Comentar